09 setembro 2008

TRABALHO INFANTIL


Eu não tive estudo.
Eu não tive sonhos.
Eu não tive pai!.
Fui órfão menino!
E pequenininho,
Eu já trabalhava,
Eu quebrava pedras,
Eu colhia cana
E ralava os dedos!
Não brinquei de bola!
Eu fui bóia fria!
Eu não fui à escola!
Tinha que colher o pão,
Para meus irmãos.
Dia de Domingo,
Trabalhava não!
Eu ia pra escola,
Brincar de estudar.
Pegava os livrinhos,
Olhava as figuras
Me punha a imaginar
As tantas histórias,
Daqueles desenhos...
Trocava de banco,
Fingia ser outros.
Ora estudante,
Ora professor.
Mas o tempo não parava!
Só aos Domingos ele corria!
Nos dias de lida,
Ele se arrastava,
Ele não passava.
E eu quebrava pedras,
E ralava os dedos!
Mas doía menos,
Se eu ocupasse a mente
com meus dias de DOMINGO!


JANDIRA IARA CRUZ
"IAIÁ"
8SET2008

6 comentários:

EFA disse...

RARA, que emoção!
LINDO, MUITO LINDO!!! PARABÉNS!!!
Faz lembrar papito...
Que Deus a ilumine sempre mais e mais.
Bjins de gratidão.

Unknown disse...

LINDO COMO SEMPRE!
ESTOU ADORANDO SUA EMOÇÃO E ENTUSIASMO.
ESSA IARA TEM VIDA.

Anônimo disse...

Sem comentarios amiga.......
Te adoro!
Deus dá certinho os dons a quem sabe aproveita-los!

Um beijo, Ca

Anônimo disse...

Iaiá....eh emocionante o que escreve.
Otima ideia de montar o blog e compartilhar suas escritas.
Um beijo grande Liadoru.....Sol

Anônimo disse...

Um abraço solidário, Amiga!
Parabéns pelo lindo Blog e pelas poesias cheias de sentimento.

Com carinho,
Fátima Irene

Eliana disse...

....coisa boa é achar uma alma gêmea de indignação diante das cruezas desta vida...

imagino que vc se sinta impotente como eu, diante de tanta injustiça, amiga...
sei que há muito o que fazer, mas...me sinto atada..incapaz...

então, assim como vc, vou berrando minha 'ira santa', como posso...
em imagens e em desabafos, ao ver tanta disparidade de bens e oportunidades entre seres que são filhos do mesmo PAI...

em bsb então, a coisa é gritante...e já vi que aqui serei ainda mais xaata, contra a dor do irmão que nada tem, que nada consegue, por mais que lute e se mate de trabalhar...e, certamente, não escolheu isso...

(tentei ser sua seguidora, mas o site tá me boicotando...rs..será um complô???hehe)